domingo, 26 de abril de 2009

Atividade Física na Promoção da Saúde

Revista Digital - Buenos Aires
EF y Deportes - http://www.efdeportes.com/

Os exercícios físicos incluem atividades que se dividem em níveis de intensidade. Ela pode ser leve, moderada ou intensa e para cada intensidade mantida durante a atividade o corpo responde de maneiras diferentes ocorrendo modificações e adaptações do nosso organismo.
Essas adaptações do organismo são extremamente benéficas, caso as atividades físicas sejam feitas corretamente. Caso contrário, podem tornar-se maléficas, chegando a causar além de problemas musculares, doençãs pulmonares, cardíacas e renais.
O conceito de saúde, segundo NAHAS é: "uma condição humana com dimensões física, social e psicológica". Portanto, a realização de atividades físicas regularmente implica em uma melhoria desses 3 fatores. Resumindo: implica na sua condição de vida!
-> Praticar atividade física é praticar o bem-estar.

Atividade Física x Doenças

Os benefícios causados a partir da prática regular de exercícios físicos são inúmeros. A pessoa reduz a gordura corporal, aumenta a sensibilidade à insulina, melhora a hipertensão e ainda reduz o estresse e a depressão. O sedentarismo, por sua vez, diminui a massa muscular, o gasto calórico e causa a obesidade e diversos outros problemas.
Está comprovado que a incidência de doenças cardiovasculares, responsável por um número muito auto de mortes na população, se deve a hábitos alimentares errados e ao sedentarismo.


Texto base> www.diabetes.org.br

Plano Nacional de Atividades Físicas

O Plano Nacional de Atividade Física, elaborado em conjunto com o Ministério do Esporte, consiste em estimular a prática de atividades esportivas visando reduzir o sedentarismo no país. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 80% da população brasileira não fazem essas atividades regularmente, deixando de evitar, assim, 260 mil mortes por ano.
Para realizar o projeto, pretende-se ampliar de 450 para 1000 o número de municípios que terão acesso a verbas para construção e reforma de espaços públicos, para quem sabe, assim, conseguirmos reduzir a tava de 29% de sedentários no Brasil.
A idéia é excelente porque além de visar somente ao bem da população, trará desenvolvimento aos municípios que terão novas ciclovias, ginásios esportivos, entre outros. Estaremos melhorando a nossa qualidade de vida e formando novos super campeões do futuro.

Princípios da Fisiologia do Esforço - Sobrecarga

O princípio da sobrecarga diz que: imediatamente após a aplicação de uma carga de trabalho, há uma recuperação do organismo. Porém, para essa recuperação acontecer de forma completa, é necessário repouso prolongado e alimentação correta.
Ocorrendo esses dois fatores, após alguns treinamentos, a carga horária e forma de realização das atividades poderão ganhar um aumento de dificuldade considerável, gerando assim, melhor rendimento para o atleta ou mesmo para uma pessoa comum que pratica atividade física.
Posso associar esse princípio ao esporte mais popular no Brasil, o futebol. E, tenho também um exemplo perfeito: Ronaldo, o fenômeno.
Muitos estudiosos dizem que os diversos problemas que ele enfrentou durante a carreira com o rompimento de tendões no joelho, foram originados lá no início, quando ele tinha uns 17 anos e, estava começando a brilhar. Por fazer treinos muito puxados, levantar muito peso e ainda ser muito novo, e, portanto, inexperiente, seu organismo deve ter sofrido muitas alterações. Essas que quase abalaram a carreira de um grande jogador, que hoje, se ergue novamente para voltar a brilhar.