quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná

Então galera, vou postar aqui, a pedido do professor Renato, um pouco da história da nossa querida Escola Técnica (segundo o próprio site da E.T.). =)

A história da Escola Técnica da UFPR é ainda mais antiga que a da Universidade mais antiga do Brasil - a UFPR - fundada em 1912 com o nome de Universidade do Paraná.

A E.T. foi criada em 1869 e pertencia à antiga Colônia Alemã de Curitiba; os fundadores eram Gottlieb Mueller e Augusto Gaertner. Até 1914, o estabelecimento chamou-se Escola Alemã, depois Colégio Progresso.

Em 1941, a então Academia Comercial Progresso, foi adquirida pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, sendo autorizada a funcionar sob a denominação Escola Técnica de Comércio anexa à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná.

Em 22 de janeiro de 1974, o Conselho Universitário decidiu integrá-la a UFPR como órgão suplementar e a partir de 1986, ela passou a ser denominada Escola Técnica de Comércio da Universidade Federal do Paraná.

A partir de 14 de dezembro de 1990, ao aprovar a reorganização administrativa da UFPR, o Conselho Universitário alterou a sua denominação para Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná, vinculando-a à Pró-Reitoria de Graduação e em novembro de 1997, por decisão deste mesmo conselho foi classificada como unidade da UFPR.

Na imagem ao lado, Prof. Alípio Santos Leal Neto, Diretor da Escola Técnica da UFPR, à esquerda.